ARTIGOS
 
03/02/2016 - 10:35h
Projeto: LINHAGEM QUINTO DIA - revisão 2

Na criação de pássaros em geral, muito se fala sobre genética e projetos que visam melhorar as qualidades dos indivíduos criados. Mas na prática muito pouco se faz neste sentido. Um pouco por falta de conhecimento, pois é um trabalho científico e um pouco por falta de paciência, o passarinheiro adora um rolinho e geralmente não espera pra ver os resultados.

Comigo acontece um pouco de cada, mas tenho me policiado para eliminar ambos os defeitos. A busca por conhecimento formal e informal tem sido incansável e o controle emocional para aguardar os resultados está começando a surtir efeito.

Após 13 anos da aquisição do primeiro bicudo, o Criatório Quinto Dia temos empregado recursos financeiros e humanos na busca pela consolidação de uma linhagem exclusiva, esse é o nosso sonho! Temos um plano e estamos a caminho desta ousada meta.

Inicialmente, após 6 anos adquirindo experiência na criação e no manejo para fibra, conseguimos revelar um pássaro de projeção nacional (Bárbaro) – modelo a ser buscado, e também alguns filhotes do nosso saudoso GENGIS KHAN se apresentando nos torneios. Passamos por uma mudança radical e demos alguns passos atrás para dar vários a frente.

Em 2011 iniciamos uma reformulação no elenco visando a temporada de 2012. Foram inicialmente 5 famílias de bicudos com base nas raças:

SOBE DESCE / GENGIS KHAN / JK / GIGANTES DO MAGELA / DESTAQUES DA FIBRA.

Após mais algum tempo estudando comportamento que cada indivíduo nosso e no mercado, reformulamos o projeto e começamos novamente em 2013. Um novo plano, com mais foco será apresentado neste breve artigo. Estamos trabalhando com algumas convicções que temos como verdades para nosso projeto. Chamaremos de premissas.

A premissa número 1 é: Existem raças que por si só são carros chefes de qualquer criatório para fibra (alta probabilidade de gerar resultados em torneios). Por exemplo a raça SOBE DESCE. Existem criadores focados na raça do SOBE DESCE que já revelaram vários pássaros de roda com enorme destaque. Alguns representantes desta raça: PEÃO, ALICATE, RADAR, CELEBRIDADE, VAN GOGH, FIEL, SOBE SOBE, ÁGUIA DE OURO... Eu escolhi para o Quinto Dia os descendentes do PEÃO por julgar que este filho do SOBE DESCE possui maior capacidade de gerar linhagem, descendentes, com as características que desejo. (Mas tenho alguma coisa de Mocinha por aqui...)
Outra linhagem que tem ganhado enorme destaque no cenário nacional é o resultado do cruzamento LATINO X QUERÊNCIA. E recentemente fez um campeão nacional com a fantástica dupla Aloísio e Leo - o Excelente Barnabé, filho do Beleleo (Latino x Querência).

A premissa número 2 é: Existem raças que são ótimas para agregar valor em algo que já está bom, mas que não sustentam um criatório (fibra) sozinhas. São as raças de base. Por exemplo, a RAÇA JK (minha opinião). Para canto é a melhor raça do Brasil. Mas para fibra ela é base para repetição. Sua capacidade de gerar descendentes repetidores é enorme! Logo, seu cruzamento com raças que geram muita fibra é o que eu chamo de agregar valor a algo que já está bom.
Existem vários JK "fechados" se destacando em torneios de fibra hoje em dia, mas a relação entre nascimentos e resultados em torneios ainda não me convence que JK sozinho sustenta uma criação de fibra. Mas respeito as opiniões em contrário.

A premissa número 3 é: A raça GENGIS KHAN é uma raça que gera muita precocidade e se enquadra também na premissa 2 pois dá uma bela base para cruzamento com outras genéticas de maior resultado. Infelizmente o GENGIS KHAN não viveu o suficiente para ter seus descendentes em grande quantidade nas rodas pelo Brasil. Mas foi um raçador. 100% de seus filhotes machos herdaram fibra e precocidade, e muitas de suas filhas e netas são abertas de quem quem o ano todo. Fora que seus netos, hoje estão vindo no mesmo tom. Precoces e com boa fibra. 

A premissa número 4 é: Fibra sem precocidade não me adianta. Queremos pássaros de fibra que sejam precoces, não queremos ter que esperar 5 anos para observar o resultado de um cruzamento. Portanto, precocidade é fundamental e não consideramos fibra sem precocidade.

E a premissa número 5 é: Sem tomar riscos, não se toma o champagne! O que isso quer dizer? Bem, isso quer dizer que de vez em quando precisamos investir seguindo apenas nosso feeling e adquirir um bom pássaro de fibra mesmo fora da raça desejada, faz parte. (Desde que seja de vez em quando!) Quando dá certo, como no caso do Bárbaro, existe a chance que poucos têm de gerar-se uma nova linhagem a partir de um fora de série!

Logo, do projeto inicial, agora temos apenas 4 grupos:

Família Bárbaro, liderada pelo excelente Mariola do Quinto Dia. Mas que tem sua irmã bárbara e várias filhas e filhos que já estão separados para as próximas fases do projeto. (hoje a Bárbara é propriedade do meu Amigo Ricardo Cassaro no RJ - e criando)
Infelizmente 2016 começou com o falecimento do nosso Mariola e o projeto precisará de algumas alterações. 

Família Gengis Khan, nosso carro chefe. Com destaque para o ANDROID do Quinto Dia e suas irmãs. Até agora essa raça não tem gerado dúvidas.

Família Sobe Desce, mais famosa e vencedora raça de fibra de todos os tempos. Não poderia faltar. Mas não é o foco principal do nosso projeto. Temos alguma coisa desta linhagem top e não vamos parar por aqui.

Família LATINO X QUERÊNCIA, com a aquisição da famosa YAYÁ do criadouro Apolo, achei que iria progredir. Infelizmente, após exames de DNA descobrimos que a YAYA não é Latino x Querência, mas Bambino x Querência. O que não me agrega em nada no meu projeto. Negócio desfeito e passamos também para nosso amigo Claudio a excelente YAYÁ filha. Guardamos a Potência, e trouxemos também a Ebenezer e o Azir para fazermos alguns testes.

Raças de apoio com alguns destaques de muita fibra (PURO SANGUE) e repetição (PISTÃO - V8 E BOLSONARO - APOLO) serão utilizadas para acrescentar um tempero especial no caldo genético que estamos preparando para iniciar a geração de um sabor muito especial.

Pesquisas foram feitas com objetivo de identificar fêmeas com grande potencial para gerar descendentes de fibra e assim descobrimos a BEBEL do criatório V8. Fêmea que possui uma irmã própria e juntas, tem dado roda com diferentes machos. Fomos atrás e trouxemos a mãe destas duas fêmeas, - a MAGDA, e também seu avô - o Diamantino. 

A Linhagem Quinto Dia. Algo único, que se der certo será lembrado para sempre, temos a ambição de criar um marco na criação de fibra e acreditamos muito ser possível. Quando? queria que fosse hoje... mas só Deus sabe quando vai acontecer.

Embasamo-nos em opiniões próprias, anotações próprias, resultados de torneios Brasil afora e por isso, acreditamos que nosso plantel hoje é algo diferenciado.

A mistura do sangue do Bárbaro com raças que comprovadamente geram resultados ano após ano pode gerar essa revolução. E por isso convidamos  aos amigos amantes dos bicudos para participar conosco desta empreitada. E se esforcem para testar nossos filhotes no calor dos torneios... a vitória será de todos nós. Ou de quem acreditar no projeto conosco.

Em resumo, trabalhamos muito para aumentar a probabilidade de resultado positivo e usamos nossa rede de amigos como ferramenta para acompanharmos nossos filhotes e aumentar a confiança no Criatório Quinto Dia.

 


< voltar

 
 
www.quintodia.com.br - 2017 - Desenvolvimento: