ARTIGOS
 
23/08/2013 - 08:14h
Palestra AOPE agosto 2013

 Recentemente o Criatório Quinto Dia foi convidado a palestrar em Recife, na AOPE, sobre a criação de bicudos para torneios de fibra. Foi um desafio e tanto, não pelo fato da palestra em si, mas pela dificuldade de juntar tantas informações relevantes em apenas uma palestra.

Aliás, o povo de Recife nos recebeu de uma maneira impressionante, de tal forma que já estamos com saudades!

Aceitamos o desafio e o resultado, por palavras dos presentes, foi satisfatório. Porém, muita coisa ficou de fora. E fiquei com o compromisso de escrever e publicar uma série de artigos para servir de consulta futura e ampliação de conhecimentos para todos interessados.

Este artigo introdutório tem como objetivo compartilhar a estrutura da apresentação feita e dos artigos que virão a seguir, descrevendo de forma resumida cada tópico abordado na AOPE. A ideia que me surgiu agora enquanto escrevo, é que esses artigos também podem servir como uma espécie de banco de dados podendo ser atualizado ou revisado a qualquer momento.

O primeiro artigo falará sobre o compromisso. É a mais importante coisa de todas e falaremos do compromisso que todo criador deve ter com seus pássaros. Em qualquer criatório os pássaros são a razão de ser, portanto, independente da paciência, do tempo, do cansaço ou qualquer outro impeditivo... nós temos um compromisso com nossos pássaros.

No artigo subsequente tentaremos explicar detalhes sobre a rotina, ou melhor, as rotinas. Após o compromisso, em minha humilde opinião, aqui está o segredo do sucesso. Iremos detalhar como uma boa rotina pode aumentar a produtividade do plantel, melhorar a performance em torneios, prevenir várias doenças. Enfim, acho que será útil para quem realmente quiser seguir as dicas.

No terceiro artigo falaremos um pouco mais sobre a alimentação. Neste ponto, sem muito segredo, mas com algumas dicas que podem ser muito úteis! Afinal, se dá certo aqui no Quinto Dia pode dar certo pra você também.

Após os três primeiros artigos estará na hora de falarmos sobre a muda. Um período muito importante, aliás, o mais importante período do ano. Não podemos descuidar em nenhum momento. E o desafio é como aproveitar este período onde podemos descansar um pouco sem descuidar dos detalhes que farão o sucesso da próxima temporada.

Outro tópico abordado na palestra e que merece um artigo a parte é o Stress. Passarinho estressado não cria, não compete, não vive!

Em nossa palestra no mês de agosto na AOPE falamos bastante sobre a profilaxia. É o velho e conhecido ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. Também tentaremos aprofundar tudo aquilo que falamos lá e compartilhar as informações que porventura tenham ficado de fora.

Seguiremos com um artigo específico sobre as instalações, compartilhando nossa experiência, muito parecida com a de muitos criadores onde começamos meio que improvisados e fomos melhorando com o tempo. Logo, temos muito que compartilhar e também muito que aprender.

Na sequencia teremos um artigo específico sobre o manejo reprodutivo. Vou tentar caprichar neste em especial, descrevendo e documentando todas as informações que puder. Histórias, causos, curiosidades, macetes, manias, enfim tudo que achar que pode ajudar quem está com alguma dificuldade.

E finalmente, um tópico da apresentação que vai virar alguns artigos é o manejo para torneios. Vou compartilhar todo o pouco que eu já sei. Comparado a grandes mestres nesta arte, eu ainda não sei nada, mas o que sei pode ajudar muita gente que sabe menos. Então eu vou tentar... espero que seja produtivo.

Durante os artigos, iremos tentar compartilhar dicas gerais que podem ser associadas a algum dos ensinamentos ou ficaram soltas durante a apresentação. Informações que notamos serem interessantes e muita gente nos pediu, como a farmacinha do criatório por exemplo.

Enfim é isso. Essa foi a estrutura da apresentação que fizemos na AOPE em agosto de 2013 e vai virar uma série de artigos com o objetivo de ajudar quem inicia. Agora é oficial, uma promessa! Aguardem!

< voltar

 
 
www.quintodia.com.br - 2017 - Desenvolvimento: