ARTIGOS
 
02/05/2016 - 09:52h
MUDA

Vou falar sobre a muda de penas. É o momento mais importante da criação na minha opinião. Tentarei ser breve, direto e espero que as informações aqui contidas sejam úteis:

1) ROTINA É FUNDAMENTAL
A alimentação, sem grandes alterações, deve ser caprichada na época de muda. Não se preocupe se o seu alado ganhar alguns gramas nesse período, pois na época de reprodução ele irá usar.
Sossego e abrigo também são fundamentais para a saúde do seu pássaro. Muda é momento de ficar no prego (ou prateleira). Definitivamente proibido passear com bicudo durante a muda de penas.
Defina uma rotina e siga até o final da MUDA.

2) Observação é fundamental e não deve ser negligenciada. Você deve estar se perguntando sobre o que observar, visto que não estão cantando, criando..? Observe se estão comendo, se estão "finos", ativos... alguns minutos com atenção, são suficientes. Mas nunca deixe de observar seu bicudo.

Essas duas dicas simples já seriam de grande valia e com certeza absoluta, trariam vida e saúde para seus pássaros. Mas tenho algumas outras dicas guardadas para o final:

Caso seu objetivo seja a reprodução. A melhor época para aquisição é entre Março e Julho, período de muda. Ótimo para habituar o pássaro ao novo local, sem grandes estresses, e principalmente, a nova rotina e alimentação.
Muitos criadores possuem uma enorme quantidade de filhotes machos e fêmeas de excelente genética para dispor. Mas, muitas vezes, o trato é um pouco negligenciado para as aves que estão na lista de disponíveis.

Pense nisso.

Adquirir uma fêmea nessa época vai lhe dar total capacidade de preparar a mesma com tudo que ela vai precisar para criar sem problemas de postura ou qualquer outra deficiencia. Para os machos, a mesma coisa.

Muitos me perguntam sobre como identificar se a muda está bem feita ou até mesmo se as condições estão sendo dadas para o pássaro mudar bem. Não sou dono da verdade mas vou compartilhar o que eu acho e tenho observado no Criatório Quinto Dia ao longo dos anos:

1) Filhotes, machos, quando fazem muda e estão em plena saúde e com uma alimentação ótima, geralmente ficam pretos na primeira muda.

2) Filhotes, fêmeas, quando fazem boa muda e estão em plena saúde e com alimentação ótima aprontam no primeiro ano.

3 ) Bicudo, macho ou fêmea, quando em plena saúde e bem alimentado faz muda de penas e bico ao mesmo tempo. 

Enfim, além disso, fique ligado em outras dúvidas comuns para iniciantes:

Bicudo Canta na muda?

É normal um bicudo cantar no início da muda, enquanto estão caindo as penas. Mas geralmente, no final da muda, quando as penas estão crescendo, eles esfriam bem. Não estranhe isso no seu bicudo. E não se impressione com um bicudo cantando no começo da muda.
Mas sempre há exceções, pássaros que nunca param de cantar.

Meu bicudo já terminou a muda e não voltou a cantar, é normal?

Após a muda parecer completa, as penas estarem crescidas, vem a fase mais difícil para o criador - se falando de machos - é a fase de lustração de penas ou popularmente chamada de secamento de muda ou enxugamento de muda. Nessa fase achamos que o bicudo está pronto e ficamos ansiosos por vê-los cantar. Cuidado! Vai mais uns 20 a 30 dias até realmente estarem prontos. Não force!

Espero ter sido útil. Dúvidas e sugestões rafael@quintodia.com.br

< voltar

 
 
www.quintodia.com.br - 2017 - Desenvolvimento: