MELHORAMENTO GENÉTICO (Na criação de Bicudos) parte1

07/03/2019

COMO FAZER MELHORAMENTO GENÉTICO em nossos BICUDOS???

Antes de começar a responder essa pergunta, que é relativamente fácil de ser respondida, precisamos falar de uma coisa que o pessoal se esquece sempre.
Hoje o comércio em volta do bicudo é tão forte que o marketing e o merchandising tem tomado lugar da história e dos resultados.
Quando comecei ouvi uma frase que até hoje é muito repetida: "onde tem uma gota do sangue do Sobe Desce, tem fibra!" Pois bem, essa frase segundo fontes foi proferida pelo Sr. Nami Jafet, uma lenda viva em termos de competições de fibra de bicudo. Multi campeao com Sobe Desce, Peão - filho do sobe desce e com vários outros craques.
Quem foi Sobe Desce, até hoje é o bicudo com mais campeonatos e com mais descendentes campeoões da história!!! Muitas outras "linhagens" surgiram a partir dos descendentes do Sobe Desce. Que me respeitem todas as outras linhas genéticas, em especial Paraíso e JK que merecem muito destaque, mas nenhuma se compara a linhagem do Sobe Desce.
Pois vamos em frente, vamos a algumas constatações. Quem são os maiores raçadores da atualidade? (vou citar minha opinião), não em ordem de importancia, apenas uma lista:

FIEL
SOBE SOBE
VAN GOGH

Pois bem, muito tem se falado sobre essas "linhagens". Então vamos recorrer ao registro histórico.

Fiel é filho de Radar, que é filho de Peão, que é filho do Sobe Desce.
Sobe Sobe é filho e neto de P1, que é filho de Peão, que é filho de Sobe Desce.

Até aqui, tudo Sobe Desce. Linhagem Sobe Desce, que misturada com fêmeas de outras linhagens que agregaram algo diferente em termos de tempo de canto, repetição, retomada... geraram inúmeros descendentes com destaque nas rodas Brasil afora. Mas a linhagem é Sobe Desce.

Mas e VANGOGH, pois bem, o Vangogh é filho de GOYA x REALEZA, que são ambos filhos de pais diferentes, mas da mesma mãe. A PRINCESA, que é irmã própria do PEÃO, ou seja, filha de SOBE DESCE.

Assim sendo, os 3 maiores raçadores de hoje em dia (estou escrevendo isso em 2019), são descendentes de SOBE DESCE.

Mas você deve estar se perguntando sobre o título do artigo... então... destes raçadores da atualidade, super mega top famosos, existem dois conjuntos de genes (50% do pai e 50% mãe). Repetir cruzas com potencial genético como esses 3 é quase impossível. Mas tentar seguir o caminho que já deu certo é ainda possível. Essas famílias de bicudos fora de série estão espalhadas por aí, seus genes estão presentes em quase todos os criatórios, existem irmãos, primos, tios, mães, avós por aí... só pesquisar e vai descobrir que há muita coisa boa para misturar em pássaros bons com potencial de melhoramento.

Resolvi falar do passado para tentar explicar o presente. FIEL, por exemplo, é resultado de uma cruza que começou a ser pensada pelo Betinho muito tempo atrás. Todo mundo fala do Fiel, alguns esquecem do Radar, e todo mundo esquece da AF122, da Mimocarla, dos irmãos do Fiel, ... Pois bem, ta aí a pista. Isso serve para direcionar o trabalho. (vou deixar no ar mesmo, agora seu pensamento deve estar viajando... sonhe, planeje, execute, teste... )

Montar uma criação séria com base genética para produzir pássaros competidores é caro, demora e requer estudo. Se você iniciar buscando conhecimento ao invés de mídia, vai gastar menos dinheiro e conseguirá resultados mais rápido!!! Não estou falando de recuperar investimento vendendo filhotinhos, estou falando de produzir máquinas de cantar com potencial para disputar campeonatos!

Boa sorte!


http://quintodia.com.br 2019 - Desenvolvimento: Fênix Sites