NOVO CICLO, NOVO PLANTEL, NOVA CASA, NOVO TUDO!!!

14/02/2019

COMUNICADO IMPORTANTE

Após anos de seleção genética e competições de nível nacional, a criação de bicudos no Brasil chega a um novo patamar. Patamar ainda não alcançado por nenhuma outra espécie de pássaro nativo do Brasil.

Vou explicar. O bicudo foi o precursor da seleção genética, da comprovação de paternidade por DNA, da comparação de consanguinidade e até hoje é a única espécie onde o campeonato nacional de fibra de bicudos tem mais valor entre os criadores que as disputas regionais.

Ainda assim existem inúmeros campeonatos regionais que são celeiros de campeões, com destaque especial para Ribeirão Preto e Niterói. Sendo que Niterói é um caso especial. O centro de tudo no bicudo, onde há torneios quartas, quintas, sábados e domingos. Onde há a maior concentração de criadores e competidores além da consagrada raça Sobe Desce que é largamente criada no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente em Niterói.

Além de tudo isso citado acima, por conta de toda essa competitividade e dos elevados custos envolvidos na seleção genética e na criação profissional de pássaros para torneios, as aves com genética de ponta tem alcançado valores cada vez mais fora da realidade do Brasil. Isso é preocupante e o prazer de ter um bicudo não pode ser superado pela impotência diante dos valores praticados.

Esse prazer, de ter um bom bicudo, de criar bicudos, de ver os filhotes evoluindo, de participar dos torneios, de achar a fêmea certa, de ganhar um troféu, de acordar com o canto maravilhoso do bicudo deveria ser sagrado. Muito mais importante que o crachá de identificação ou que o pedigree da ave é o indivíduo e o relacionamento entre bicudo e bicudeiro!

Com esse foco tive o prazer de levar ao meio dezenas de novos criadores. Pessoas que nunca criaram ou que criavam outras espécies e acreditaram em nosso trabalho, hoje participam de torneios, criam seus filhotes e podem viver o bicudo com intensidade e alegria. Motivo de enorme orgulho!

Tendo o conceito de que há espaço para todos, tentamos passar a todos o pouco que conhecemos. Tanto de manejo diário quanto de acompanhamento veterinário. Mesmo classificados como AMADORES, levamos o máximo de profissionalismo a nossas atividades. Por exemplo, fomos o primeiro criatório a montar um laboratório para acompanhamento periódico do plantel. E isso faz a diferença! São várias histórias de aumento de desempenho reprodutivo ou em torneios após um simples exame parasitológico, e solução do problema com a medicação correta.

A competividade é uma das características de nosso DNA. Durante anos revelar bons bicudos sempre foi a prioridade, mas recentemente tive o prazer de fazer um campeonato inteiro. Todas as etapas, disputando o título até o final e conseguindo o campeonato. Foi um marco! Havia aí um pequeno conflito entre criar, ajudar aos amantes do bicudo e competir.

Entendemos depois de muito tempo que a chance de revelarmos um campeão criado em nossa casa seria sempre muito pequena. A maioria dos bicudos fornecidos por nós virava reprodutor. Precisamos segurar um pouco de nossa criação. Precisamos puxar nossos próprios pássaros!

Pensando nisso, após mais de 10 anos criando bicudos no interior de SP, chegou o momento de competir mais, de crescer mais, de testar nossa criação na capital do Bicudo, Niterói! Mudamos. Agora começa tudo de novo!

E não é só! O Criatório Quinto Dia se une ao Criatório Cassaro, e agrega muita genética ao plantel. Um upgrade ENORME genético, uma evolução de muitos anos em apenas poucos meses.

Praticamente todas as raças consagradas estão juntas em um só criatório, assim como em vários outros, porém agora tenho certeza, não falta nada! Então vamos misturar todo esse potencial, manejar adequadamente todo esse tesouro com foco  em competir!

Mas também vamos continuar ajudando aqueles que nos acompanham, aos amantes desta maravilhosa ave, dispondo dos melhores bicudos que pudermos. Com um acompanhamento honesto, manejo simples, exames de rotina e até disponibilizando nossos parceiros veterinários, tudo isso pra o único objetivo de fazer O BICUDO!

Vamos nos testar com os grandes! Que comece o jogo!
 

http://quintodia.com.br 2019 - Desenvolvimento: Fênix Sites