DEPOIMENTOS
Abaixo poderão ser lidos depoimentos de amigos sobre o contato com o Quinto Dia e a qualidade de nossos pássaros.
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
César (Bicudeiro de Avaré)
 
"Meu primeiro contato com o criatório quinto dia, foi em meados de 2006. Descobri um local perto de sorocaba, onde poderia satisfazer minha grande alegria. Fiz algumas aquisições no criatório e ganhei uma grande amizade."
CÉSAR AUGUSTO MARTINS MOURA
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Amigo Antonio Castro, 2006, Campinas – SP
 
O meu relacionamento com o Criatório Quinto Dia, foi e é altamente positivo para quem aprecia os bicudos.
O criatório é novo como o seu titular, mas tem particularidades que se destacam: o proprietário além de ser gentil se apresenta como passarinheiro amante dos pássaros, não como mestre autosuficiente ou um professor bastardo de manejo, criação, e cantos. 
O Criatório Quinto Dia transmite a quem com ele se relaciona amizade, honestidade, transparência, bom senso, sinceridade e ética.
 
Antonio Castro - Campinas - antonio.ramos.castro@gmail.com
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
DEPOIMENTO AMIGO EDGARD, VINHEDO – SP
 
"Sou aficionado por pássaros, sem exceção. Alguns pelo canto outros pela beleza ocupam lugar especial. O canto do curió, já me atraía desde muito jovem, mas foi no início dos anos 70, morador do Ipiranga em São Paulo, que ao lado do Museu do Ipiranga perdia-me em sonhos ouvindo pássaros que não poderia comprar. Quanto agradeço ao “seu Chico”, dono da Loja de materiais de construção da Rua Silva Bueno pelos “causos”que contava!
 
Mais tarde, final dos anos 80 até meados dos 90, morador da Aclimação, sócio do SERCA, por dez anos, colecionei curiós, pintassilgos, azulões e outros. Bicudo, não pude ter, porque meu amigo, dono daquela “avicultura” na Av. Ibirapuera, ao lado da loja de colchões, nunca abaixou suficientemente os preços. Que bom, era motivo para visitá-lo pelo menos uma vez por mês e saber das estórias dos torneios e dos bicudos.
 
Aposentei-me, desisti de passarinhos, mudei-me para Vinhedo onde os tinha soltos e cantantes. Fiz amigos, entre eles, passarinheiros e contadores de estórias. Acompanhei de longe o aparecimento dos controles mais rigorosos, dos criatórios científicos, das análises de sexagem e DNA, do SISPASS, da câmara acústica, e finalmente, pasmem, da loja autorizada a funcionar pelo IBAMA. Nunca deixei de ir aos torneios e exposições, de ouvir estórias, e de amar os passarinhos.
Até que no torneio de 2006 de Vinhedo conheci um jovem, com sua esposa e filhos, que lá apresentava seus bicudos, e que tinha em exposição, um pardinho de curió, pelo qual passei cem vezes até parar e acabar levando para casa. Por ser filho de Violino e Baronesa, recebeu o nome de Barolino, criação do Quinto Dia.
Mas, não só o Barolino me trouxe alegria, o jovem que me convenceu levá-lo, hoje um amigo, o Rafael Cardoso dedicado empreendedor do criatório Quinto Dia - foi nele que Deus criou as aves - tornou-se uma surpresa. Honesto, atencioso, amabilíssimo, faz de nós velhos, espectadores esperançosos desses jovens que não deixarão nossos passarinhos se extinguirem.
Não sei quem se obriga a mais agradar, quem adquire ou quem cede, mas Rafael não cansa de gentilezas e prodigaliza-se em ajudas nas diferentes dificuldades, até na criação do desprezado caboclinho ou no projeto de uma área para acolhimento de apreensões do IBAMA em Sorocaba, assuntos em que me meti sem querer."
 
 
Edgard A Nogueira Gonçalves, 2006 - noggon@uol.com.br 
----------------------------------------------------------------------
 
Depoimento Joaquim – Maricá / RJ
 
Em meados de 2006, adquiri do Sr. Rafael do criatório Quinto Dia várias fêmeas e alguns machos de curió cantoria Praia Clássico e Fibra e um Bicudo de Porte e Fibra; a criação tem sido um sucesso graças ao Rafael, criador honesto e conhecedor profundo do manejo desses notáveis pássaros, vez que, tem me orientado em todas etapas da criação.
Minha recomendação é se você pensa em começar certo uma criação desses pássaros ou mesmo adquirir algum exemplar, fale antes com o Rafael, que lhe orientará com prazer para que você tenha o mesmo sucesso que eu nesse seu empreendimento.
 
 
Joaquim Nunes (Maricá - RJ), 2006
 
contato@planetaflores.com.br
 
----------------------------------------------------------------------
 
Depoimento Erb Leal 
 
O meu contato com o amigo Rafael ocorreu por acaso, durante um mini-torneio. Acabamos trocando algumas idéias sobre Trincas e ele acabou me falando da paixão pelos bicudos. Como conhecia muito pouco desta magnífica ave, acabei aceitando o cordial convite para visitar o seu criatório. Impossível resistir!
Instalações sempre limpas e bem cuidadas e um plantel de dar inveja. Conheci o Gengis Khan, pássaro de fibra impressionante! Acabamos fazendo alguns rolos e adquiri o meu primeiro bicudo, o \"Robinho\" (ex-Obina do Rafael, he, he, he...).
Hoje acabei me tornando mais um aficcionado das rodas de bicudo. Aos amigos visitantes, sugiro que passem pelo Quinto Dia e conheçam um pouco desse pássaro fantástico. Nesse criatório há diferenciais importantíssimos: a honestidade e a transparência nos negócios.
 
 
Abraços, Erb Lyra Leal, 2007 - erblyra@uol.com.br
----------------------------------------------------------------------
Depoimento Marcelo, Capivari
 
Sábado, 24/03/2007, lá estávamos nós saindo de Capivari em direção a conhecida cidade de Itú para conhecermos pessoalmente aquele que iria ser mais um amigo.
Ao chegarmos lá estava ele com o sotaque carioca inconfundível, o Rafael, pessoa idônea e muito prestativa principalmente no que diz respeito à criação e manejo de pássaros.
Fomos recebidos de braços abertos por ele e por sua esposa Ana e fomos convidados a conhecer o Criatório como se fossemos da casa.
 
Conversamos por longas horas e só aprendemos e adquirimos conhecimento a respeito da criação de pássaros nativos em domesticidade.
 
Como diz o ditado, nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho.
É certo que deste mundo nada levamos a não ser a amizade que deixamos por onde passamos. E comigo graças a Deus estão sempre os amigos, pessoas boas e de bom coração.
 
Quero agradecer a você Rafael e sua família por tudo.
Disponha sempre da minha sincera amizade.
Parabéns e sucesso ao Criatório Quinto Dia, pois esse nome ficará logo marcado entre os grandes criadores de pássaros de qualidade existentes nesse imenso Brasil.
 
 
Marcelo Mader de Melo, rh@cneccapivari.br - Capivari/SP
----------------------------------------------------------------------
Depoimento do amigo Fabio, 2007 – RJ
 
"O meu primeiro contato como o criatóio Quinto Dia, foi atravez do orkut, aonde lá conheci meu novo amigo, Rafel, adquiri do seu critório belo pássaro(bicudo), cantador, onde tive grande satisfação. Tanto pelo passaro adquirido como pela pessoa amiga e honesta que é o Rafael, pouco tempo depois, adquiri mas um belo passaro(bicudo)!
Obrigado Rafael pela sua atenção e amizade, disponha sempre da minha eterna amizade."
 
 
Fábio Losso - f_losso@hotmail.com - Quintino/ RJ 
----------------------------------------------------------------------
 
"Durante muito tempo fui um apaixonado por curiós, e ainda sou, mas meu desejo de ter um bicudo era distante pelo custo alto que os criadores apresentavam por um filhote. Suas penas pretas e bico branco me chamam a atenção! 
Depois de não ter tido sucesso com curiós de canto praia grande, conheci o criadouro Quinto Dia, nome que seria do meu criadouro se tivesse tempo e dinheiro para construir, nesse espaço de criação de bicudos o Rafael me apresentou um filhote que havia separado pra ele mesmo.
 
Fui até seu criadouro a noite, porque estava ansioso por adquirir o filhote e trouxe para minha casa o Gideão, nome já dado pelo Rafael que dei sequencia.
 
Quando coloco o Gideão na janela de meu escritório, bem perto de mim, posso acompanhar seu churrilhado alto, forte e cumprido tentando soltar umas notinhas de goiano clássico. Se de fato der o goiano clássico será um excelente bicudo porque fibra já está mostrando que tem.
 
Estou satisfeito com o filhote e espero ficar muito feliz pelo adulto que se tornará daqui a pouco." 
 
Antonio Jeam 2007 – antoniojeam@gmail.com 
----------------------------------------------------------------------
 
Conheci o amigo Rafael através da internet, estava procurando criadores de Bicudos, e cheguei ate o criadouro quinto dia, entrei no site e vi que tinha alguns exemplares à disposição, mandei um e-mail e alguns minutos depois o Rafael me ligou e se colocou a disposição para me passar todas as informações necessárias a respeito dos pássaros desejados, aproveitamos o papo para trocarmos algumas sugestões, impressões e experiências com a lida do dia a dia com os pássaros.
Passados alguns meses, marquei uma viagem para São Paulo, para tratar de negócios particulares aproveitei a viagem e fui ate Itu visitar alguns amigos, que estavam morando lá. Liguei para o Rafael e marquei uma visita ao seu criadouro, ele disse que ia separar para mim um belo filhote de Bicudo, que estava cantando porem ainda pardo. 
Chegando lá fomos eu e minha esposa recebidos pelo Rafael e a Ana sua esposa, com muito carinho e simpatia. Fizemos o negócio em menos de cinco minutos, era uma tarde de terça feira dia 18/12/07.
No dia 20/12/07 o pássaro chegou a Vitória, e cantou dentro do transporte aéreo em cima do balcão da Tam, impressionando a todos que presenciavam.
 
O que mais chamou a minha atenção no criadouro Quinto Dia, foi a simplicidade e honestidade do Rafael que ainda é garoto para ser chamado de senhor.Rafael, boa sorte no seu criadouro continue com honestidade, transparência e simplicidade no seu criatório. Com certeza outros filhotes viajarão para Vitória/ ES e para todo Brasil.
 
Abraços do amigo Roque Ferrari, 2007
 
 roqueferrari@globo.com
 
----------------------------------------------------------------------
 
Conheci o amigo Rafael, através da Internet. Enviei e-mails para vários criadouros e encontrei no criatório Quinto Dia, amizade, honestidade e humildade, além de um trabalho com genéticas para fibra e repetição. 
O Rafael sem mesmo me conhecer, fez o possível para que eu pudesse ter um excelente curió, e eu pude adquirir em setembro de 2007 um curió pardo de muita fibra (indicado por ele), de grande satisfação para mim. Quando fui buscá- lo no torneio da cobrap - RJ, ele já estava dois dias dentro de um pequeno transporte, quando foi colocado sobre seu carro com um outro do lado e na mesma hora o bicho abriu o canto. 
Voltei com o curió para casa muito satisfeito, e ele não parava de cantar na minha mão dentro do carro. O pássaro era realmente tudo aquilo que o Rafael tinha me falado. 
Há pouco tempo atrás, consegui adquirir um excelente bicudo pardo (também indicado por ele), de muita fibra. Quando fui pegá- lo na casa da mãe do Rafael aqui no Rio, fui muito bem recebido e fiquei encantado ao ver o pássaro, pois nunca imaginei que pudesse ter um pássaro nobre, mas novamente o amigo Rafael me ajudou muito.
O que eu tenho a dizer para os amigos passarinheiros, é que estou muito satisfeito com meus pássaros, e que se vocês procuram por pássaros de qualidade de fibra e repetição, entrem em contato com o Rafael, pois tenho certeza de que ele vai ajudá- los assim como me ajudou. E posso dizer também, por experiência própria, que a cada nova aquisição é sempre uma grande surpresa. 
Muito obrigado Rafael, por tudo. Hoje tenho pássaros registrados graças à você, meu amigo.Com certeza farei novas aquisições do seu criatório. Desejo muito sucesso com seus pássaros, e muitas felicidades, saúde e paz para você e sua família.
 
Forte Abraço, Tiago Alves Do Patrocínio, 2007, Piedade - RJ. tiago_ap@ig.com.br 
----------------------------------------------------------------------
O meu contato com o Quinto dia foi atravéz de e-mails enviados e recebidos. O Rafael é uma pessoa fantástica! Sempre que enviava um e-mail para poder tirar alguma dúvida sobre bicudo, ele me retornava. Dias depois resolvi fechar ficar com um filhote do Quinto Dia. O Rafael me (presenteou) com um bicudo de 5 meses maravilhoso, filho do Gensis Khan com Chuva de Verão. 
Ao amanhecer no dia seguinte em minha casa ,o filhote churrilhava tanto que fiquei estatalado em frente a sua gaiola. Sou criador de curiós de fibra e estou maravilhado com o bicudo.
 
 
Obrigado Rafael, sucesso na sua vida e no seu criatório.
 
Valeu meu novo amigo! 
O filhote chama-se Gigante da Colina. 
Abraços! 
Marcos, 2008 
marcosvascaino@gmail.com 
----------------------------------------------------------------------
 
Caro amigo Rafael,
Estou aqui mais uma vez e muito satisfeito, pelo novo pássaro transacionado com o Quinto Dia... Um excelente curió pardo de muita fibra!!!
 
Conheço o Quinto Dia há cerca de um ano e nunca me decepcionei... Ele sempre me indica um pássaro, pois moro no Rio e ele em Sampa, e por isso ñ tenho como ver os pássaros. 
Quero dizer a todos que às 18:20 da tarde de hoje, fui buscar com um amigo no aeroporto, dois curiós pardos de muita fibra!!! Um, meu amigo teve a felicidade de levar para sua casa, e o outro vai alegrar a minha casa e as rodas de fibra daqui do Rio, pois já chegou cantando dentro do transporte e à noite, mesmo depois de uma viagem estressante!!!
Portanto pessoal, ñ tenham dúvidas sobre os pássaros do Quinto Dia, mesmo sem vê-los cantar, pois cada palavra que o Rafael disser sobre o pássaro em questão, é verdadeira... 
E quero dizer também, que eu não ganho nada para fazer esse depoimento... Estou aqui por livre e expontânea vontade, para dizer à todos o que acho do criatório Quinto Dia e o que acho do amigo Rafael... E para todos que ainda tem \"dúvidas\", é só entrar em contato pelo e-mail que terei o maior prazer em responder.
Rafael, um grande abraço do seu amigo Tiago... (((((( Vc sempre me surpreendendo, hein! )))))). Sucesso na criação. Abç. 
Tiago Alves do Patrocínio. 15/08/2008, Piedade - RJ. tiago_ap@ig.com.br
 
Menos de um mês no RJ e vejam a nova mensagem do Tiago (13/09/2008)...
 
Caro amigo Rafael, aqui estou mais uma vez...
Agora é para comunicar, que este último curió pardo que vc me transferiu, além de ter muita fibra comprovada, está demonstrando uma outra qualidade... Está demonstrando ser um excelente galador, e com apenas 10 meses de idade.
Ele já era espetacular antes da gala, agora então é que ele se transformou... Ñ pára nem um minuto sequer de cantar...Estava passando dois cantos, agora está dando quatro cantos toda hora, e creio que ele ñ vai parar por aí.
Então é isso aí Rafael... Simplesmente um espetáculo de curió...
Ñ tenho mais palavras para dizer o que acho do criatório quinto dia... Por isso, registrei em vídeo ele galando a Matutinha com muita classe, para que ñ fique só nas palavras... 
É só acessarem os links:
 
http://br.youtube.com/watch?v=1WNuSltCbOQ
 
http://br.youtube.com/watch?v=meVQ3eZCTQA
 
http://br.youtube.com/watch?v=hD4wdwei-mY
 
 
Forte abraço, Tiago- RJ tiago_ap@ig.com.br
----------------------------------------------------------------------
 
 
DEPOIMENTO DO AMIGO ALESSANDRO, ES 
 
Rafael, A qualidade dos bicudos é excelente. O macho com dês meses está cantando que é uma maravilha, enfrenta outros machos, inclusive pretos, disputa canto.
Nunca vi um bicudo assim! Uma raridade mesmo!
Atenciosamente,
 
Alessandro A. Paixão, 15/09/2008 - alessandropaixao@tristaosthel.com.br  - Serra-ES
----------------------------------------------------------------------
DEPOIMENTO DO AMIGO ANDRÉ, PR
 
Já havia lido os bons artigos do Rafael no site www.itu.com.br e em junho de 2008 vi no site do Criatório 5º Dia que havia um casal de filhotes de bicudo disponíveis. Genética de primeira. O machinho filho do Abalo Sísmico com Trovoada e a feminha filha do Gengis Khan com Rebeca. Já imaginaram o que poderá sair do cruzamento desse casal de filhotes? 
Enviei um email pedindo informações para o Rafael só por curiosidade e acabei ficando com o casal. O Rafael me enviou por via aérea os passarinhos que chegaram saudáveis e bem dispostos para enfrentar o frio daqui de Curitiba (a temperatura média estava em torno de 10ºC).
 
Os filhotes têm bom porte, são saudáveis, se adaptaram bem ao novo lar e estão hoje com aproximadamente oito meses. A feminha churria o dia inteiro e o machinho já está dando uns cantos assobiados bem bonitos. Já reservei mais duas feminhas para a próxima temporada. O Rafael se tornou meu novo amigo passarinheiro, sempre dedicado ao seu ideal de criar bons pássaros de torneio com honestidade e transparência.
 
Grande abraço Rafael, e que Deus continue iluminando seu caminho!
 
 
Seu amigo André Garcia andremgj@msn.com – Curitiba - Paraná - 16/09/2008
----------------------------------------------------------------------
 
Sr. Proprietário do Criatório \"Quinto Dia\" !
Venho comunicar-lhe que após 1 ano e 5 meses, quando adquiri de seu criatório um filhote bicudo macho já com algumas pintas pretas e um filhote fêmea, os quais apresentavam boa saúde.
Hoje, estou muito satisfeito, pois o macho é show de bola, tem um canto de fibra bastante forte e a fêmea ficou bela e robusta.
Com a temporada chegando, já comecei a trabalhar no sentido da possibilidade de tirar alguns filhotes. Amigo Rafael, meus agradecimentos pela cordialidade e as explicações quanto à criação.
 
Abraços! ADEMIR FERRON adferron@ibest.com.br, 17/09/2008 / R.G.Sul – Brasil
 
----------------------------------------------------------------------
 
 
DEPOIMENTO DO AMIGO VICENTE, SP
 
Gostaria de deixar aqui meu depoimento a respeito do Rafael, eu já tinha 3 bicudos e queria ter em meu plantel pássaros de outro criatório, então comecei a procurar na internet e achei muito interessante o nome \"QUINTO DIA\", entrei em contato com o Rafael que foi muito atencioso, como sempre, mas até então eu só sabia disso pelos depoimentos, o que pude constatar ser verdadeiro.
 
Também pude verificar que em seu plantel estava o \"GENGHIS KHAN\", que lhe foi cedido pelo Paulo Rui, que eu cheguei a conhecer por intermédio do meu amigo Miltinho.
Então perguntei ao Rafael se ele tinha algum filhote dele disponível e ele prontamente disse que me cederia um, já que tinha 2. Escolhi o até então chamado Jabaculê, com aproximadamente 6 meses, já chegou churrilhando bastante e hoje com 10 para 11 meses já esta abrindo canto, com muitas notas, seguindo os meus assim que começam a cantar, mas as vezes também canta sozinho.
 
Atualmente o nome dele é Tolui, mas o apelido continua sendo Jabaculê. Coloquei o nome de Tolui em homenagem ao Gengis Khan, já que Tolui, o seu filho mais velho deu continuidade à tarefa do Pai, que era reunificar a Mongólia.
Por último gostaria de dizer que estou muito contente com o meu pássaro, que promete muito e te agradecer pela seriedade, gentileza e interesse com que você trata aqueles que te procuram, assim como eu.
 
 
Um grande abraço Vicente Canuto Filho, SP, 23/09/2008
 
----------------------------------------------------------------------
 
DEPOIMENTO DO AMIGO MARCELLO (ortizmalacarne@gmail.com)
 
Na mitologia grega Orfeu era poeta e um músico de talento incomparável.  Quando tocava sua lira todos paravam para escutar, animais selvagens perdiam o medo e as árvores se curvavam para pegar os sons no vento. Esse é o nome que batizei meu novo bicudo e com certeza caiu como uma luva. 
Infelizmente há dois meses tive uns problemas pessoais e acabei desfazendo de quase todos meus bicudos, praticamente coloquei ponto final em meu sonho de criar essa espécie. Mas graças à Deus, um belo dia visitei o site do criatório Quinto Dia e vi a esperança deste sonho voltar. Li a história, escrita por meu grande amigo Rafael, que relatava sobre um espetacular bicudo chamado Bárbaro e com alegria vi que este bicudo tinha um herdeiro macho com 19 dias, já churriando.  Liguei rapidamente para o Rafael que me presenteou com esse filhote.
Minha esperança de voltar criar bicudo e alegria hoje é concreta. O filhote não é uma promessa e sim uma realidade. Churria todos os dias até encapado e com uma clareza espantosa, nunca vi nada igual. Se filho de peixe, peixinho é, hoje tenho em casa um príncipe com toda a propensão de ser rei como o pai.
Agradeço muito ao Rafael que demonstrou mais uma vez ser, além de um dos maiores “experts” em bicudos, um amigo sem igual.
(Ele ainda tem um filho do Josebe e uma filha do Gengis Khan x Raabe - imagina o que vem por aí)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CLÁUDIO ESPIN SITRINO - sitrino@yahoo.com.br
 
-------- DEPOIMENTO --------
FALAR DA QUALIDADE DO RAFAEL COMO PESSOA E DE SEU PLANTEL ALTAMENTE SELECIONADO É REDUNDÂNCIA , É O MESMO QUE CHOVER NO MOLHADO ...
EU O CONHECI ATRAVÉS DA INDICAÇÃO DE UM COLEGA QUE ADQUIRIU UM PARDO DE SUA CRIAÇÃO.
QUANDO VÍ O PÁSSARO LOGO PENSEI : "QUE PARDO BONITO!"
UMA BAITA SAÚDE, UMA ENORME DISPOSIÇÃO E UM FOGO INCOMUM PARA UM BICUDO COM APENAS ALGUNS MESES DE IDADE ...
DECIDI FAZER CONTATO PARA VERIFICAR A DISPONIBILIDADE DE FILHOTES, PORÉM COMO A TEMPORADA DE CRIA HAVIA TERMINADO ELE ESTAVA SEM FILHOTES PARA PRONTA ENTREGA E NÃO PODE ME ATENDER.
PORÉM COLOCOU-SE A MINHA DISPOSIÇÃO PARA A PRÓXIMA TEMPORADA ...
DIAS DEPOIS RECEBI UM EMAIL DELE ME INFORMANDO SOBRE ALGUNS PÁSSAROS POR ELE ADQUIRIDO DE OUTRO CRIATÓRIO , O MENOSSI , PÁSSAROS DE EXCELENTE GENÉTICA PARA CANTO, FIBRA E REPETIÇÃO, SEM CONTAR QUE ERAM PÁSSAROS DE UM PORTE MUITO BONITO UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL.
FOI ENTÃO, EM UM SÁBADO PELA MANHÃ, QUE NOS CONHECEMOS PESSOALMENTE QUANDO EU FUI EM ITÚ BUSCAR “O MALUCO” , BICUDO DE UNS TRÊS ANOS E MEIO , RAÇA MANDELA , MUITA FIBRA , UM ÓTIMO PÁSSARO EM TODOS OS SENTIDOS !!!
FOI O INÍCIO DE UMA AMIZADE PLENA DE RESPEITO, CONFIANÇA E HONESTIDADE .
EM BREVE EU IREI BUSCAR MAIS PÁSSAROS NO CRIATÓRIO 5°DIA.
A EXPECTATIVA É GRANDE, POIS ELE SÓ TEM PÁSSAROS DE ALTA GENÉTICA, E COM UM MANEJO ADEQUADO, NÃO É DIFICIL FAZER UM PARDO NASCIDO LÁ VIRAR CAMPEÃO, POIS O LEMA DELE NÃO É QUANTIDADE, MAS QUALIDADE ACIMA DE TUDO.
 
CLÁUDIO ESPIN SITRINO - OSASCO - SP - 2010
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sou passarinheiro desde minha infância e quem me conhece vê que não consigo disfarçar isso.
Sempre tive os mais variados pássaros até começar em meados de 2006 a me envolver com os bicudos.
Foi ai que começava uma grande paixão e ao mesmo tempo uma preocupação.
Eu me questionava "terei eu condições", "bicudos são pássaros alados e caros" e foi assim que encarei e quebrei o paradigma e adquiri meu primeiro bicudo o Ruro hoje bem cuidado nas mãos do amigo Rafael.
Mas eu queria mais, um bicudo de nome, de raça, de expressão e foi neste sábado que realizei meu sonho, pois o nosso amigo de Itú me proporcionou essa alegria me trouxe o Xerife bicudo esse oriundo de Ribeirão Preto criado pelo Batista e filho direto do Buriti pássaro que sempre esta pontuando e se destacando nos torneios nacionais pelo Brasil a fora.
Quero agradecer a você Rafael e sua família pela concretização dessa meta e dese sonho. 
E dizer mais a gente só briga com quem a gente gosta ok.
Fraterno abraço
 
 
Marcelo-Capivari/SP -  [marcelomadermelo@gmail.com] - 2010
-------------------------------------------------------------------------------- 
COMECEI A ME INTERESSAR POR BICUDOS À PELO MENOS UMA DÉCADA ...
 
NÃO HÁ COMO RESISTIR , É UM HOBBY QUE ENTRA EM NOSSAS VIDAS DE UMA FORMA CONTAGIANTE, À PONTO DE TORNAR-SE QUASE UM VÍCIO !!!
 
NESSES ANOS TIVE O PRAZER DE CONHECER PESSOAS DE EXCELENTE CARÁTER , IDÔNEAS , RESPONSÁVEIS E HONESTAS ... COMO TAMBÉM TIVE O DESPRAZER DE CONHECER PESSOAS QUE NÃO MERECEM SEQUER SEREM LEMBRADAS ...
 
NO MEIO DO ANO DE 2010 , TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ATRAVÉS DA INDICAÇÃO DE UM AMIGO , O RAFAEL E SUA FAMÍLIA.
 
HOJE POSSO AFIRMAR QUE MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO BICUDEIRO TEM DUAS FASES :
 
ANTES DE CONHECER O CRIATÓRIO QUINTO DIA , E DEPOIS DE CONHECER O CRIATÓRIO QUINTO DIA ...
 
DEVIDO ALGUNS PROBLEMAS DE FORÇA MAIOR , TIVE QUE ME DESFAZER DE QUASE TODO MEU PLANTEL . QUANDO TOMEI A INICIATIVA DE FORMÁ-LO NOVAMENTE , COM A AJUDA DO RAFAEL EU TENHO HOJE UM TIME DE PONTA !!!
CASCA GROSSA MESMO !!!!!
 
COM EXCEÇÃO DO "ESCORPIÃO" , BICUDO ESPETACULAR QUE TENHO COMO UM VERDADEIRO XODÓ, E QUE FOI CRIADO PELO TAMBÉM EXCELENTE CRIATÓRIO RECANTO MARACAJÁ , TODOS OS MEUS OUTROS PÁSSAROS SÃO DO CRIATÓRIO QUINTO DIA !!!
TIVE O PRAZER DE ADQUIRIR DELE UM PINTADO DE UM ANO E MEIO APROXIMADAMENTE , O "FUZILEIRO" . UM DOS ÚLTIMOS FILHOS DO LENDÁRIO "GENGIS KHAN" , COM A EXCELENTE BICUDA RAABE , QUE É RAÇA MANDELA E HOJE ESTÁ COM O SR. NAMI JAFET , ACOMPANHANDO O VICE CAMPEÃO DA COBRAP DE 2010 , O BÁRBARO , QUE TAMBÉM TEM ORIGEM DO CRIATÓRIO QUINTO DIA !!!
FAZER O QUE O FUZILEIRO FAZ , COM A IDADE QUE TEM , PARECE EXAGERO , MAS NÃO É ... 
PENSEM EM UM BICUDO PINTADO QUE AO VER QUALQUER FÊMEA , FICA LOUCO NA GAIOLA QUERENDO GALAR , MASCANDO , CANTANDO E REPETINDO ... PENSEM EM UM BICUDO DE UM ANO E MEIO CANTANDO NA CARA DE QUALQUER BICUDO PRETO , SEJA LÁ ESTE QUEM FOR , POIS NADA O INTIMIDA ... ESTE É O FUZILEIRO DO QUINTO DIA !!!
 
ALÉM DO FUZILEIRO ESTÁ CHEGANDO EM BREVE A "CHALALA" DO QUINTO DIA , TAMBEM FILHA DO LENDÁRIO "GENGIS KHAN" COM A EXCELENTE BICUDA "CHALANA" QUE VEIO DA CRIAÇÃO DO SÉRGIO AVENA , UMA PROMESSA QUE CHEGA PARA JUNTO DO FUZILEIRO DAR SEQUÊNCIA AO LEGADO DA RAÇA "GENGIS KHAN" , QUE AINDA VAI DAR MUITO O QUE FALAR !!!
 
ALÉM DESTE CASAL , VEIO DUAS EXCELENTES FÊMEAS , A "FURACÃO" E A "MARAVILHA" E O PARDO "CASCÃO" , PÁSSAROS COM GENÉTICA TOP DE LINHA (TORNADO,PARAÍSO E BURITI) DO CRIATÓRIO SANTA RITA DO BATISTA DE RIBEIRÃO PRETO ...
PERCEBERAM O PORQUÊ EU DISSE NO INÍCIO DESSE RELATO QUE MINHA EXPERIÊNCIA COMO BICUDEIRO PASSOU A TER UM SABOR MAIS ESPECIAL APÓS EU ME TORNAR CLIENTE DO CRIATÓRIO QUINTO DIA ???
 
SÓ TENHO À AGRADECER AO RAFAEL E SUA FAMÍLIA , COM QUEM EM POUCO TEMPO CONSTRUI UM LAÇO DE CONFIANÇA , AMIZADE E TRANSPARÊNCIA ...
 
ESTE É O CRIATÓRIO QUINTO DIA,
AJUDANDO À PRESERVAR ESTA DÁDIVA DE DEUS QUE É O BICUDO E CONSTRUINDO AMIZADES COM RESPEITO E CONFIANÇA !!!
 
CLÁUDIO ESPIN SITRINO - sitrino@yahoo.com.br - OSASCO - SP
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
-- mens. original --
Assunto: Depoimento....
De: Basilio Tojo <basiliotojo@gmail.com>
Data: 11/04/2011 21:30
 
Já havia conversado com o Rafael algumas vezes, por telefone, na maioria das conversas, pedidos de informação de alguns criadores de trincas, que na época ele criava.
 
Há um tempo atrás, eu estava a procura de uma fêmea de trinca boa, para esquentar um macho de roda e perguntei ao Rafael se ele tinha alguma coisa para um rolinho com um trinca filhote meu, de linhagem Zandonaide. De imediato me respondeu ter uma fêmea espetacular, a Mineira, e acabamos concretizando o negócio, incluindo na volta, um filho do Gengis Khan com a Raabe, o qual provisóriamente é chamado de GKF.
 
Tenho uma grande estima por esse bicudo, visto que, foi uma das últimas aves que tive o prazer de buscar na companhia do meu saudoso pai, amante das aves, em especial os curiós e as sabiás.
 
Quem me conhece sabe que tenho uma relação de amor e ódio com os bicudos, sou apaixonado pela espécie, mas de vez em quando tenho cinco minutos e acabo com tudo, e em pouco tempo lá estou eu novamente, atrás de algum criador.
 
Mantemos contato por um bom tempo, sempre discutindo sobre o mesmo pardo, nos encontramos em alguns torneios da temporada Feosp, eu puxando o CT Melodia e o Rafa puxando o Bárbaro, mas foi no torneio do Serca que acabou aparecendo o nome do Ruro, lembro até hoje o Rafael me recomendando a dar uma olhada no vídeo dele e ver o quanto repetia. A briga foi feia e o acerto saiu pouco depois do torneio de Santo André.
 
Depois disso, sempre que aparecia alguma novidade a gente acabava entrando em algum acordo e bicudo para cá ou para lá, vinha sempre mais algum com a marca do Quinto Dia para o meu plantel.
 
Os últimos foram o Nove Horas (antigo Banjo) e o Sem Freio, que ouvi cantar em uma das últimas visitas, e me custou o Fugitivo, que eu tinha acabado de adquir do Marcello de SCSul, e mais alguma coisa para integrá-lo ao meu plantel. Está mudando, mas não perdeu a maestria, continua dando alguns cantos e gruda na grade procurando briga quando vê outro bicudo preto.
 
Atualmente, estou com 100% dos bicudos indicados pelo Quinto Dia ... O GKF, o Ruro, o Nove Horas e o Sem Freio (que me desculpe o Rafa, mas devo mudar o nome...rsrsrsrs). Dos citados, ao menos dois deles serão meus companheiros na temporada de torneios que se aproxima, seja ela Feosp, Febraps, Cobrap ou mesmo nos minis torneios da CBSA ... o que der para eu comparecer.
 
Rafael, você é um cara muito gente boa, bom de negócio e principalmente honesto com relação ao que está negociando, teu criatório está ficando show e todas às vezes que fomos na tua residência, fomos muito bem recebidos, tanto por você quanto por sua esposa. Ambiente agradável com boa conversa ... só tá faltando colocar fogo naquela churrasqueira ... rsrsrsrsrsrsrsrs
 
Um grande abraço.
 
Basilio Tojo
SBC-SP
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
 
De: Edivaldo Pereira de Souza Junior Junior
 
[mailto:juninhomoreno_1@hotmail.com] 
 
 
 
Assunto: depoimento JR  
 
Esse criatorio sempre se destacou em minha opinião. Tive desse criatorio cúrio, trinca ferro e agora to partindo pra bicudo.
 
Os curiós sempre foram destaque em torneio de fibra nunca nenhum me desapontou hoje, Rafael meu amigo particular,  está  na minha opinião entre os melhores criadores de bicudo e só ñ foi campeão nacional pq ñ quis! Meu amigo te desejo toda sorte!
 
REPOSTA CRIATÓRIO QUINTO DIA: Não é bem assim! Ser campeão nacional não é fácil! Eu só revelei, o Nami está de parabéns por tê-lo conduzido!
 
 
 
 
 
Fibra ou canto?
 
 
 
Foi através deste artigo no site www.itu.com.br que conheci o Rafael, tinha 2 bicudos de raça e genética pra canto, só que no cd não aprenderam nada, estava desanimado, li aquele artigo varias vezes, aquelas frases me tocaram, que culpa o pássaro tinha de não aprender o canto que eu queria?
Hoje tenho os bicudos pelo prazer do hobby, agradeço ao Rafael por esta experiência tão boa que é criar meus pássaros sem me preocupar com sanhaço, com canário do vizinho, com o canto de outros por perto.
E tem mais, neste sádado fui presenteado com Renegada, uma grande alegria, pois estava namorando esta bicuda à um bom tempo!
 
 
Marco - Garça - maecoantonion@hotmail.com
 
 
 
 
 
 
 
Abaixo, o resultado do seu formulário.  Foi enviado por
 
 
 
 (carlosbrand_g12@yahoo.com.br) em Wednesday, August 10, 2011 at 11:05:27
 
---------------------------------------------------------------------------
 
 
 
Carlos Brand
 
 
 
E-mail: carlosbrand_g12@yahoo.com.br
 
 
 
Gostaria, de parabenizar o Rafael pelo seu empenho,sua honestidade,transparencia,dedicação e compromisso que tem.um grande homem. Há pouco tempo fiz um negocio com ele e estou muito satisfeito, tenho em meu plantel um bicudo que para mim é um dos melhores do brasil. Rafael, parabens, vc é um grande  criador e acima de tudo muito honesto. Que Deus abençoe vc e sua familia.
 
criatório quinto dia, eu recomendo! 
 
Carlos Brand
 
petrópolis rj 
 
 
 
Resposta Quinto Dia - Carlos, vc merece. Foi um excelente negócio e desejo a vc e ao Rei Peão muito sucesso. Lembre-se, quando criar, a primeira ninhada é minha. Rafael
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DEPOIMENTO DO LUIS CARLOS (Saudoso) - NITERÓI
 
lclsadvogado@hotmail.com
 
 
 
Com a autoridade de proprietário do FLIPPER (Gengis Khan x Colibri), que passo a fazer esta narrativa: o fato é que o bicho, não posso afirmar se por ser filho do legendário GK, é polivalente. 
 
Canta com entrada e arremate de trinca-ferro. Acredito que o "safado" faça isso como estratégia, só para assustar os BICUDOS criados debaixo das saias de suas mães e depois q os assusta, começa uma sessão de repetições de goiano muito lindo. Excelente passarinho. Não se incomoda com nada. O negócio dele é passear e cantar, não importa o lugar, nem tampouco os Bicudos q estiverem a sua volta. No próximo final de semana, vou testá-lo na roda... aos poucos, aos poucos ... Vamos ver no que dá... 
 
Mas já falei pro Rafael, mesmo q esteja esbanjando vitalidade e gogó, no máximo, às 10 da matina tiro ele da estaca.
 
Nunca havia passeado com ele, até o ultimo sábado, quando o levei para o SAPÊ que tem uma excelente roda de Bicudos. Sempre aos sábados, a partir das 9 horas. O Rafael conhece. 
 
Ele nem tomou conhecimento da parentada que já estava por lá cantando. Pendurei sua gaiola perto da de outros Bicudos, sem nenhuma capa, com banheira para tomar banho de sol e ele, depois de devidamente banhado e alimentado, fez um breve reconhecimento do local e começou a cantar e só parou porque eu guardei ele na capa para irmos embora. Coisa com a qual ainda não se acostumou. Mas já está cantando na capa também. 
 
Só faz silêncio mesmo quando está de cara com a passarinha amada, que estou tentando acasalar.
 
No domingo, foi passear de novo. Desta vez, no Clube da CEDAE, onde acontece uma roda mais forte ainda q a do Sapê. Muitos carros de fora. A roda muito maior que a do Sapê e do lado de fora fica uma penca de BICUDOS. Tralhas, bons, excelentes, de todas as formas e para todos os gostos.
 
Pendurei o danado, totalmente sem capa e cada parente que cantava perto dele recebia o troco. E olha que o danado do FLIPPER ainda não está pronto.
 
Vai ser duro quando estiver. Fico por aqui.
 
 
 
 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
DEPOIMENTO DO AMIGO ALESSANDRO - Sertãozinho (sertaudio@uol.com.br)
 
 
 
 
 
DEPOIS DA TRAGÉDIA
 
 
 
Amigo Rafael, falar o que dessa pessoa....
 
Um cara que a primeiro momento parece bem sério, fechado mas com uma sinceridade e humildade rara no meio dos passarinheiros.
 
 
 
Meu primeiro contato com Rafael foi em 2009, na oportunidade eu precisava de um trinca ferro e ele tinha um para negócio. Trocamos alguns emails e fizemos o negócio ( um valor até significativo ). Esse trinca veio do Rio de Janeiro, com informações boas......
 
 
 
Para resumir: o trinca não rendeu o esperado e passei pra frente.... Fiquei chateado, mas depois fazer o que né...
 
 
 
Em um torneio aqui em Ribeirão Preto, mais precisamente no mês de Julho deste ano ( 2011 ) encontrei o Rafael, batemos um papo e ele me perguntou do trinca ferro, fui sincero e disse: Rafa não passa de 80 cantos na final e quando vai pra final....era difícil....
 
 
 
Falei pra ele não esquentar a cabeça com isso, pois aguas passadas são passadas.....
 
 
 
Ele olhou pra mim e disse não, eu estranhei.....
 
 
 
Foi quando pra minha surpresa ele disse que iria arrumar um bicudo para que nós acertassemos os ponteiros.
 
 
 
Beleza, o torneio acabou e ficou combinado assim, falei com algumas pessoas e elas me disseram: Você acredita em Papai Noel...?
 
 
 
Pois bem O Papai noel não veio...... mas vieram 2 bicudos que são umas máquinas de cantar.....
 
 
 
Cujo os nomes são: MONARCA DO QUINTO DIA IRMÃO DO GRANDE GENGIS KHAN E O JÓIA DA COROA (FILHO DO APOLO COM A PRÓPRIA FILHA)
 
 
 
Nesses bicudos o Rafael me deu uma boa vantagem para compensar a compra do trinca ferro e fechamos o negócio.
 
 
 
Amigos quando eu disse em TRAGÉDIA no começo do depoimento, é sobre o que aconteceu com meus pupilos, O BICUDO BRUXO, POPAI E BARRA MANSA.
 
AMIGOS ESSES INSEPARÁVEIS.....
 
 
 
Fui em um torneio em Ribeirão Preto, na associação atlética Banco do brasil no mês de agosto....
 
Os bicudo cantaram muito nos 10, em particular o Bruxo, que quando cantava encantava..... sempre acima de 5 minutos nos 10, nos 15 finais: o bruxo cantou 3:45, Popai 4:40 e Barra mansa 4:20.
 
 
 
Cheguei em casa e os bicudos cantando muito, após dois dias, os bicudos e duas fêmeas vieram a óbito...
 
Levei os mesmos para meu amigo e veterinário Dr. Mateus em Ribeirão, depois de muitos exames ( fígado,intestino, pulmão etc...) para minha surpresa: OS MEUS MENINOS ESTAVAM EM PERFEITA SAÚDE.......
 
 
 
A morte deles acabou comigo, em casa ficou um silêncio........
 
 
 
Mas logo peguei fibra novamente....
 
 
 
Para finalizar: 
 
 
 
Acho que Deus prepara na vida da gente algumas surpresas, nem sempre tão agradaveis, mas ele quis assim....talvez se isso não tivesse acontecido eu não estaria hoje com o MONARCA E O JÓIA DA COROA....
 
Hoje o Rafael para mim, não é só um criador de pássaros mas sim um amigo.
 
 
 
Desejo ao Rafael tudo de bom em sua caminhada, seja com a família, no trabalho ou na criação de passaros.
 
 
 
Que Deus ilumine vc e sua família.
 
 
 
Sempre que precisar vc poderá contar comigo.
 
 
 
Um abraço, 
 
 
 
Alessandro / Sertãozinho - SP
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
DEPOIMENTO DE FERNANDO - ITU
Depois de 3 anos criando canários, Tive que parar, pois levava muito tempo para cuidar de todos.
 
O Edinho, conhecido criador de canários e trinca ferro, me apresentou o Rafael criador de bicudos.
 
Ele me mostrou as diferenças entre criar um bicudo e um canário, tendo muita paciência e satisfação em explicar tudo com riqueza de detalhes, adquiri dele ótimos espécimes, que com certeza em curto espaço de tempo me trará ótimas alegrias, valeu Rafael por todas as dicas,
 
abraços de seu amigo Fernando (Bicudos Pardalzinho). itu@bellissimacalcados.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DEPOIMENTO DO AMIGO PAULO MURILO DE MACEIÓ!!! murilohandler@gmail.com
 
Gostaria de agradecer ao Rafael,do criatorio quinto dia por ter enviado aqui pro nordeste ,pássaros que tanto almejei criar. 
Venho já a algum tempo acompanhando seu trabalho e dedicação para preservar e desenvolver passaros de fibra,sendo reconhecido por muitos criadores.
Agradeço também por sua simplicidade e atenção em orientar e falar dicas para que nós também posamos dar continuidade a essa arte que é criar bicudos. 
Parabéns Rafael e família por seu trabalho. 
Estamos muito satisfeitos.
Desejo do Quinto Dia e Segredo do Quinto Dia — com Criatório Quinto Dia.
 
 
 
 

---------------------------------------------------------------------------------------------

Fala "Diretor" ! ,

 

Venho aqui agradecer esta grande amizade que estamos construindo ! 

Quando me aventurei nesta nova empreitada que foi a criação de bicudos, nada sabia. Depois de já ter adquirido alguns bicudos sem muito conhecimento, conheci o Rafael pela Internet o qual me convenceu a comprar um um bicudo de criação do Gradela filho do Beethovem, hoje de nome Ludvig.

A partir deste momento fui pegando gosto pelos alados e de muito valia  foram as dicas deste grande amigo que nunca negou nenhuma informação, mesmo nas horas mais impróprias sempre me respondeu e solucionou minhas dúvidas. Fomos construindo uma parceria e adquiri algumas  matrizes e  machos de suas raças Gengis Khan e Bárbaro. Nem me lembro quantos foram os bicudos que o Rafael me passou, foram vários, e espero ajudá-lo a difundir suas raças exclusivas com os cruzamentos que pretendo fazer em meu criatório!

Grande Abraço e muito obrigado por tudo Brother !

 

Ricardo Cassaro - ricardo.augusto.cassaro@gmail.com

Rio de Janeiro

 
 

 
 
www.quintodia.com.br - 2017 - Desenvolvimento: